"O transistor é um componente eletrônico que começou a popularizar-se na década de 1950, tendo sido o principal responsável pela revolução da eletrônica nadécada de 1960. São utilizados principalmente como amplificadores e interruptores de sinais elétricos. O termo vem de transfer resistor (resistor/resistência de transferência), como era conhecido pelos seus inventores.
O processo de transferência de resistência, no caso de um circuito analógico, significa que a impedância característica do componente varia para cima ou para baixo da polarização pré-estabelecida. Graças a esta função, a corrente elétrica que passa entre coletor e emissor do transistor varia dentro de determinados parâmetros pré-estabelecidos pelo projetista do circuito eletrônico. Esta variação é feita através da variação de corrente num dos terminais chamados base, o que, consequentemente, ocasiona o processo de amplificação de sinal.
Entende-se por "amplificar" o procedimento de tornar um sinal elétrico mais fraco num mais forte. Um sinal elétrico de baixa intensidade, como os sinais gerados por um microfone, é injetado num circuito eletrônico (transistorizado por exemplo), cuja função principal é transformar este sinal fraco gerado pelo microfone em sinais elétricos com as mesmas características, mas com potência suficiente para excitar os alto-falantes. A este processo todo dá-se o nome de ganho de sinal."
Demonstração de uma transistor:
Circuito com um transistor:
Representação gráfica:
RC = UCC/IC máx = 12/100m = 120Ω
IC = β*IB 100m = 500*IB IB = 100 m / 500 = 200 μA ICEP = 20 mA R led = 12/20M = 600Ω UBB= RB*IB+UCE 5= RB *200μ+0,6 Rb= 5-0, 6/200μ = 22 KΩ
β=198
No desenvolver desta tarefa o grupo necessitou da seguinte lista de material:
Transistor BC548;
Potenciómetro 5KΩ;
Resistências, 4.7KΩ e 1KΩ;
Condensadores, 100uF e 10uF
Multímetro.